Pages Navigation Menu

Acompanhamento com oftalmologista permite descobrir doenças precoces

Acompanhamento com oftalmologista permite descobrir doenças precoces

Ter cuidados com os olhos é uma tarefa que precisa começar desde cedo. Segundo o médico oftalmologista Daniel Lavinsky a rotina de acompanhamento com o médico especialista da área pode fazer com que as doenças sejam detectadas de forma precoce em até 95%.

Segundo o profissional, em cada faixa etária há problemas pontuais de visão. Conforme ele, na infância e adolescência, é comum o estrabismo que pode ser corrigido. ‘Quanto mais cedo tratar, melhor. Isso, porque se deixar para mais tarde, mesmo corrigindo, a visão normal não volta.’

Na vida adulta, os traumas oculares aparecem com frequência e podem ser causados, por exemplo, com o uso excessivo do computador. A dica é utilizar óculos para proteger, tanto no trabalho, quanto para a prática de esportes.

Já na Terceira Idade, a doença mais comum é a catarata. Lavinsky diz que é a principal causa de baixão visão no país. ‘Mas, com todo os programas de cirurgias tem diminuído as taxas de cegueira.’ De acordo com o médico, com o procedimento cirúrgico, há cura na maioria dos casos. Outros fatores, que ele cita, como causa da perda de visão é a diabetes e a degeneração relacionada com a idade que também pode surgir em pessoas com mais de 60 anos.

Além de explicar quais as doenças oculares mais comuns, o médico destaca ainda que é preciso evitar colocar a mão nos olhos antes de lavar com álcool, em virtude de doenças infecciosas. Como o olho é sensível, pode captá-las. ‘O corrimãos e maçanetas, por exemplo, podem apresentar diferentes vírus e bactérias causadores de doenças.’

Fonte: Folha do Mate