Pages Navigation Menu

P

Papila do nervo óptico
Ponto de convergência das fibras ganglionares que formam o nervo óptico e é vista como uma estrutura arredondada e bem delimitada, por onde chegam também os vasos sanguíneos.

Película lacrimal
Filme que envolve a córnea e a conjuntiva, formado por substâncias lubrificantes; é segregado pelas glândulas lacrimais e contém sais e proteínas; destina-se à umidificarão e à proteção da córnea, formando a sua superfície ótica lisa.

Perimetria
Método diagnóstico para determinar os limites da visão periférica de um doente; tendo sido inicialmente executado manualmente, o desenvolvimento de técnicas computadorizadas automáticas permite hoje em dia obter resultados reproduzíveis de alta qualidade.

Perimetria cinética
Mapeamento do campo visual por computador para avaliar a extensão da visão periférica; um sinal de prova (preto ou azul) é deslocado sobre um fundo branco ou amarelo, registrando ao mesmo tempo os dados referentes aos pontos que os doentes não conseguem ver.

Poder umidificador
Poder lubrificante; atividade superficial; facilidade relativa com que um líquido consegue espalhar-se sobre uma lente de contato.

Polimetilmetacrilato (PMMA)
Tipo de material plástico utilizado para as lentes de contato rígidas.

Poliquarténio-1
Conservante utilizado em certos medicamentos oftálmicos; patenteado sob a nominação POLYQUAD®.

Polivinilpirrolidona (PVP)
Componente presente nas lentes de contato hidrófilas, utilizado para melhorar a absorção de água.

Pontos lacrimais
Orifícios situados nos cantos interiores das pálpebras superior e inferior e através dos quais as lágrimas entram no aparelho de drenagem lacrimal do olho.

Presbiopia
Vista cansada; enfraquecimento do poder de acomodação para a visão de perto devida a uma perda da elasticidade do cristalino. Torna-se mais frequente após os 40 anos.

Pressão intraocular
A pressão ocular gerada pelos líquidos contidos no interior do olho.

Produtos para manutenção de lentes de contato destinados à limpeza diária
Produtos de manutenção compostos, normalmente, de substâncias que atuam na superfície, que removem a sujidade, o muco e outras partículas que se acumulam nas lentes durante o seu uso.

Produtos para manutenção de lentes de contato destinados à remoção de proteínas
Produtos de limpeza que removem os depósitos mais pertinentes de proteínas sendo utilizados a critério médico.

Prostaglandinas sintéticas
Tipo de fármacos derivados de hormônios produzidos naturalmente no corpo e utilizadas para baixar a pressão intraocular no caso de glaucomas.

Provas de Schirmer
Grupo de provas utilizadas para medir a produção de lágrimas; inclui a prova de Schirmer I (que mede a secreção basal no olho não anestesiado), a prova da secreção basal (que mede a secreção basal no olho anestesiado), bem como a prova de Schirmer II (destinado à medição da função reflexa das glândulas lacrimais).

Pupila
A abertura circular no centro da íris; permite a chegada de luz à retina do olho.