Pages Navigation Menu

É preciso tomar cuidado com os olhos no Carnaval

É preciso tomar cuidado com os olhos no Carnaval

Quando chega o verão, e com ele o sol e calor, a primeira coisa que vem à mente das pessoas é aproveitar os dias ensolarados na piscina ou na praia, especialmente no Carnaval.

Porém, além dos cuidados essenciais com a pele – lembrando sempre de usar protetor solar – é preciso também ter precauções com os olhos. Os raios ultravioletas podem prejudicar a visão e desencadear doenças como catarata, DMRI e alergias. Por isso não dá para arriscar sair de casa sem os óculos de sol.

Além disso, a exposição ao sol, os banhos no mar ou piscina, com contato com produtos químicos, como o cloro, são fatores que irritam os olhos e predispõem a conjuntivites ou inflamações oculares.

Abaixo algumas dicas que sempre nos ajudam a tomar os cuidados necessários:

Queimaduras nos olhos podem surgir após atividades ao ar livre, como empinar pipas ou jogar bola. Portanto, nos ambientes externos, use sempre óculos com lentes com fator de proteção para a radiação ultravioleta: óculos de sol ou óculos de grau com lentes com fator de proteção 100% para raios UVA e UVB.

Para aqueles que já usam óculos com grau, uma das opções são aquelas lentes que escurecem, proporcionando maior conforto, e oferecem 100% de proteção UVA e UVB;

Não dispense em hipótese nenhuma o uso de chapéus ou bonés. Eles também protegem o rosto e os olhos da radiação ultravioleta;

Fora isso, também é válida uma alimentação saudável, com alimentos que ofereçam vitaminas A e C, que auxiliam na saúde dos olhos, como cenoura, ovos e verduras verdes. Do mais, cuidar da sua saúde o ano inteiro trará benefícios direto para sua qualidade de vida e longevidade.

Fonte: Opticanet