Pages Navigation Menu

Idosos devem ter cuidados redobrados com saúde dos olhos

Idosos devem ter cuidados redobrados com saúde dos olhos

Perder a visão é uma das deficiências mais incapacitantes do ser humano. As taxas de cegueira em pessoas acima de 80 anos são de 15 a 30 vezes maiores do que entre as pessoas de 40 a 50 anos. Os idosos precisam ficar atentos! Eles são os mais afetados por problemas visuais, pois suas estruturas oculares sofrem numerosos danos com o passar dos anos. Logo, é de suma importância a realização de exames oftalmológicos frequentes e a manutenção dos óculos adequados às suas necessidades.
A incidência de doenças que afetam os olhos são mais comuns na terceira idade porque, na medida que o corpo envelhece, a visão também envelhece. Entretanto, é a partir dos 40 anos que as primeiras doenças começam a aparecer. Uma das mais comuns é a presbiopia (vista cansada), originada pela diminuição da força muscular e endurecimento da lente que causa foco para a visão de perto. Esse problema pode ficar ainda pior com o avançar da idade. Diante disso, pode indicar o aparecimento de outras doenças como catarata e glaucoma.
Trabalhos indicam o impacto e a interferência negativa da baixa visual na qualidade de vida e na manutenção da saúde mental do idoso, favorecendo um isolamento do indivíduo pela perda do controle sobre o ambiente à sua volta e pelo medo de sair de casa.
Estudos colocam que a principal queixa oftalmológica pelos idosos é a vontade de retorno à leitura e escrita, afirmando a sua importância na comunicação e integração socioeconômica. A piora visual aumenta o risco de queda, de depressão e favorece a internação em asilos, aumentando a dependência social.
É verdade que, com o envelhecimento, sofremos um declínio de qualidade visual com o passar dos anos, mas a Oftalmologia tem cada vez mais recursos clínicos e cirúrgicos de contornar muitas das alterações que ocorrem. Devemos sim pensar que o idoso pode desfrutar de uma vida acompanhada de boa visão, aproveitando-se de todos os novos recursos fornecidos pelo desenvolvimento da Oftalmologia.
A manutenção dos óculos pode ser uma atitude simples, conservadora e que permite a melhora de algumas linhas de leitura, melhor identificação do rosto das pessoas e leitura de placas (para dirigir, por exemplo). Vamos ficar atentos a saúde ocular de nossos avós e pais, garantindo maior qualidade de vida no círculo familiar e na sociedade.

 

Fonte: G1