Pages Navigation Menu

O que é e como prevenir olhos secos

O que é e como prevenir olhos secos

Os olhos costumam ficar secos quando nossos não estão sendo lubrificados o suficiente, esta condição pode causar desconfortos e até mesmo problemas de visão. Já a Síndrome do Olho Seco, ou Síndrome da Disfunção Lacrimal, ocorre quando existe a falta de produção de lagrima ou quando a mesma está alterada em algum de seus componentes.

Os olhos precisam das lágrimas para estarem constantemente hidratados, assim suas estruturas podem trabalhar de forma adequada e até mesmo impedir o atrito entre a córnea e a pálpebra. A lágrima é essencial para e lubrificação, nutrição e proteção das estruturas oculares externas.

Quando alterada em quantidade ou qualidade, essas estruturas deixam de funcionar corretamente ou sofrem determinadas consequências como:

* Ardor nos olhos;

* Coceira;

* Irritação;

* Olhos vermelhos;

* Visão turva;

* Sensação de corpo estranho ou areia nos olhos;

* Desconforto quando se lê, vê televisão ou trabalha em frente à tela do computador por muito tempo.

 

Os olhos secos normalmente estão relacionados a alguns fatores como, por exemplo:

* Produção deficiente de lágrimas;

* Doenças associadas (blefarite, meibomite, doenças conjuntivais);

* Fatores ambientais;

* Carência de vitamina A;

* Doenças da tireoide;

 

Aqui vão algumas dicas para você prevenir o ressecamento dos olhos:

Descanse os olhos com frequência

O uso de celulares, tablets e computadores causa uma tensão visual constante e esse esforço visual faz com que a pessoa pisque menos do que deveria, prejudicando a lubrificação ocular e favorecendo a evaporação das lágrimas com mais rapidez.

Evite ficar muitas horas seguidas em frente às telas. No caso do trabalho com uso do computador o recomendado é que a cada 50 minutos seja feito um pequeno intervalo redirecionando o olhar para um ponto distante, para relaxar a musculatura intrínseca do olho.

 

Não se esqueça de piscar

Piscar tem como finalidade o espalhamento da lágrima sobre a superfície ocular, determinando sua renovação e proteção. Devemos nos certificar de que estamos piscando adequadamente, pois o piscar deve ser respeitado tanto para pessoas que tem problemas oculares como para as pessoas que usam a leitura para trabalho ou lazer no computador.

 

Hidrate-se

A ingestão de líquidos, principalmente de água, é muito importante, pois quando você passa muito tempo sem ingerir água, seus olhos tendem a ficar mais secos, ainda que você não sinta tão intensamente. Uma hidratação adequada ajuda a garantir a lubrificação dos olhos por meio das lágrimas.

 

Evite ambientes climatizados

Ambientes climatizados com ar condicionado estão entre os principais irritantes oculares. No ambiente de trabalho, por exemplo, o ideal é se expor minimamente ao ar condicionado na medida do possível. Evite também o ar condicionado do carro, fazendo um uso moderado do aparelho.

 

Tome cuidado com a poluição

A fumaça do cigarro e a poluição atmosférica contêm partículas irritantes que desestabilizam o filme lacrimal, comprometendo a lubrificação. Mantenha distância do cigarro e busque alternativas para driblar os danos causados pela poluição utilizando colírios e lubrificantes oculares.

 

Adicione ômega 3 à dieta

O ômega 3 tem um efeito estimulador da produção gordurosa lacrimal, melhorando a qualidade da lágrima. Esse é um ácido graxo essencial que o organismo não produz e é incorporado na secreção de algumas glândulas lacrimais na pálpebra, formando uma camada de gordura em torno do olho para evitar que a lágrima evapore.

 

Faça a higiene ocular adequada

Se não é feita uma higiene adequada na pálpebra, cílios e bordas dos olhos, as glândulas podem entupir e não produzir as gorduras que evitam a evaporação da lágrima. O ideal é usar produtos específicos para limpeza ocular ou então, segundo a especialista, um xampu infantil diluído em água.

 

Tome os cuidados adequados com sua lente de contato.

Pessoas que usam lente de contato devem fazer a lubrificação certa dos olhos com os colírios recomendados pelo oftalmologista e sempre respeitar o tempo limite de uso contínuo de sua lente. Use sempre também lentes feitas sob medida, já que lentes mal adaptadas aos olhos também podem causar problemas em sua lubrificação.

 

Pessoas com olho seco devem procurar um médico se sentirem coceiras nos olhos, vermelhidão excessiva, irritação por um longo período de tempo, dificuldade para enxergar, assim por diante.

 

Fonte: Minha Vida.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *