Pages Navigation Menu

Vista cansada? Veja dicas para proteger os olhos do uso contínuo de PCs

Vista cansada? Veja dicas para proteger os olhos do uso contínuo de PCs

Pessoas podem ter problema de vista cansada por utilizar o PC por três horas corridas a cada dia. Com o crescimento do uso de tablets e smartphones, o tempo gasto online e diante de telas eletrônicas aumentou para oito horas, no caso de muitos usuários.

Corrija constantemente a sua postura

A posição correta diante de um computador de mesa ou notebook é com as costas em ângulo reto, de 90 graus. As pernas e mãos devem estar alinhados da mesma forma e o rosto não pode se inclinar para cima ou para baixo mais de 25 graus.

Consulte um oftalmologista

Caso você tenha problemas de visão, vá para uma consulta com um médico oftalmologista. Se ele te recomendar o uso de óculos ou de lentes de contato, vá numa loja ótica com a receita do doutor em mãos. Peça para fazer uma lente no grau indicado para você e escolha a armação que te agradar.

Faça pausas a cada hora

Se você puder, faça pausas no uso do computador a cada meia hora ou uma hora. Saia da frente do PC e vá andar um pouco. Além de evitar o sedentarismo, é importante para ajudar a descansar a vista.
Como recuperar dados de um HD externo danificado? Descubra no Fórum do TechTudo.

Pisque os olhos

Sem piscar, a tela do PC pode causar ressecamento do globo ocular, provocando o problema de vista cansada. Também evite computadores com monitores acima da linha dos seus olhos, o que aumenta a incidência de secura. O uso contínuo de computador por um período de oito horas, tempo médio de usuários hardcore, provoca poucas piscadas, porque o cérebro tende a se concentrar na tela, mesmo disperso. Portanto, se você fizer as pausas corretamente, provavelmente piscará mais.

Cuidado com o uso de ar condicionado ou ventilador

Se estiverem em alta intensidade, quando voltados para os olhos, provocam ressecamentos e irritações na visão, podendo te prejudicar. Evite alta intensidade dos aparelhos e procure mantê-los longe dos olhos.

Controle a iluminação local

Utilize lâmpadas fluorescentes, que são mais fracas e emitem menos luz do que as fosforescentes, que emitem radiação mesmo depois de serem desligadas. Quando estiver no período da noite, não deixe a luz desligada, utilizando só a iluminação do monitor, porque ela também afeta a visão. Ainda, escuridão dificulta a digitação e o uso de mouse.

Procure telas de alta definição

Dê preferência aos monitores LCD ou de resolução Full HD. Quanto melhor for a definição da tela, menos desgaste ocorrerá nos seus olhos.

Evite smartphones e tablets após usar o PC

Desligou o PC? Evite utilizar por muito tempo o celular ou o tablet. Aquelas olhadas na rede social antes de dormir, já na cama, segurando o celular, também provocam vista cansada e outros problemas no globo ocular.

Fonte: Tech Tudo