Pages Navigation Menu

S

Saco lacrimal
Componente do aparelho de drenagem lacrimal, as lágrimas se acumulam antes de serem drenadas para o canal lacrimonasal.

Secreção lacrimal reflexa
Produção de lágrimas em grande quantidade pelas glândulas lacrimais como resposta a um estímulo específico, tal como um corpo estranho no olho, ou como reação a emoções intensivas.

Segmento anterior
Aquela porção do olho que compreende a córnea, a íris, o cristalino, o corpo ciliar e a parte anterior da esclerótica, bem como as câmaras anterior e posterior; contém humor aquoso.

Segmento posterior
O segmento posterior é confinado à frente pelo cristalino e atrás pelo fundo do olho; contém o humor vítreo e é também designado por humor vítreo.

Sinéquia
Aderência fibrosa entre duas camadas teciduais que normalmente estão separadas uma da outra; uma aderência da íris ao cristalino constitui uma complicação que pode ocorrer associada a uma inflamação dos olhos.

Sistemas de substituição
Lentes de contato previstas para diferentes períodos de uso e que devem ser substituídas decorrido o respectivo período; distinguem-se, conforme o ritmo de uso e substituição, os seguintes tipos de lentes: lentes diárias, lentes semanais, lentes mensais, lentes anuais.

Solução de enxaguamento
Solução salina estéril ou outros produtos utilizados para remover os líquidos de limpeza e as bactérias das lentes de contato antes de estas serem colocadas.

Soluções multifunções
Produtos que podem ser usados para quase todas as fases da manutenção de lentes de contato.