Pages Navigation Menu

Acidentes oculares: prevenção e tratamento

Acidentes-ocularesComo se sabe a prevenção de acidentes é dever de todos e estes transtornos oculares estão entre as maiores causas de cegueira entre crianças e jovens, o que aumenta ainda mais a sua gravidade.

 

 

 


Corpos estranhos oculares:

Podem ser prevenidos com o uso de óculos de segurança, inclusive em trabalhos domésticos (ex: pregar, pintar etc.) Deve-se recorrer ao oftalmologista para retirá-lo. Em alguns casos o corpo estranho pode alojar-se dentro do olho.

Substâncias químicas:

No caso de contato com os olhos deve-se lavar imediatamente em abundância com água por cerca de 30 minutos, a seguir procurar socorro médico de preferência sabendo qual o produto que caiu no olho. Colírios usados importunamente também podem provocar problemas.

Acidentes domésticos:

As crianças são as mais vulneráveis, perto delas deve-se evitar objetos pontiagudos (tesoura com ponta, faca com ponta, copos de vidro e outros objetos quebráveis), se necessitar de óculos, dar preferência para lentes com mais resistência à quebra; esses acidentes podem ser graves e suportatos por toda a vida.