Pages Navigation Menu

Daltonismo

daltonismoO daltonismo é uma deficiência na visão que atrapalha a percepção de uma, duas ou de três as cores. Esta doença dificulta a percepção das cores, e é causada devido a uma anomalia hereditária recessiva do cromossomo X.

Com isso esta é uma deficiência que normalmente se dá em homens, pois eles possuem apenas um cromossomo X e sendo este único recessivo, já os faz daltônicos.

O daltonismo possui uma transmissão genética ligada ao sexo: homens daltônicos transmitem o gene da doença somente para suas filhas e nunca para os filhos, mas pelo motivo das mulheres terem um duplo X, somente 50% delas manifestam a doença e só no caso de receberem também um gene recessivo da mãe, as filhas não manifestarão essa deficiência, por serem mulheres. Elas possuem maior chance (50%) de transmiti-la aos seus filhos homens.

As mulheres não desenvolvem o daltonismo por possuírem dois cromossomos X, então para a doença ser desenvolvida nelas, é necessário que seus dois cromossomos sejam recessivos.

Um tipo raro de daltonismo é o chamado: visão acromática, onde há uma “cegueira” completa para as cores: o paciente vê o mundo em preto, branco e tons de cinza, nesta situação a acuidade visual pode ser muito baixa.

Esta é uma doença que infelizmente não tem cura, geralmente os daltônicos aprendem a conviver com o problema, mas lentes de contato filtrantes podem eventualmente acentuar a percepção das cores.
Curiosidades:

Os daltônicos não conseguem distinguir as sete cores do arco-íris

Eles apresentam visão noturna superior a de uma pessoa com visão normal.

A maioria dos daltônicos não sabe que possui esta deficiência.