Consulta Oftalmológica
É aconselhável que você procure um oftalmologista regularmente, seja qual for a sua idade. O diagnóstico precoce é o melhor modo de evitar o avanço de doenças oculares. Porém, é claro que em algumas fases da vida, cuidados especiais são necessários.
As crianças, basicamente até os 10 anos de idade, não sabem contar ao médico exatamente o que estão sentindo, o que pode prejudicar seu diagnóstico. Por isso é necessário que os pais as tragam ao médico com frequência, para que qualquer alteração nos exames seja tratada na hora.
Até os 20 anos o ideal é que o adolescente já estivesse em fase de tratamento ou com seus problemas oculares corrigidos. Mas não se engane: o jovem deve também fazer visitas regulares ao oftalmologista (principalmente se estiver com baixo rendimento escolar), pois nessa época o descolamento de retina aparece frequentemente.
Aos 30 anos as recomendações são quase sempre as mesmas, pois não há muitas mudanças após a juventude, a não ser para aqueles que já apresentaram problemas oculares um pouco mais graves. Estes devem buscar sempre acompanhamento médico e fazer exames preventivos para evitar novas doenças.
Próximo aos 40 anos é normal que o paciente apresente novos sintomas, entre eles o de vista cansada. Parece ser um problema simples, mas se não for tratado corretamente pode progredir até os 60 anos. Nesta idade grande parte da população desenvolve precocemente o Glaucoma, doença que se não for descoberta a tempo pode causar a perda da visão.
É possível chegar com boa visão na terceira idade. Tudo o que você precisa fazer é seguir os passos acima. Mas mesmo que sua visão esteja em bom estado, não deixe de cuidar de si mesmo, pois nessa fase da vida a grande vilã é a catarata.
Agora você já sabe: não importa a sua idade, o acompanhamento de um oftalmologista é indispensável para que sua saúde ocular esteja sempre impecável. Marque aqui a sua consulta na Clínica Center Laser.