R
Reação inflamatória aguda
A resposta direta do corpo a lesões dos tecidos, caracterizada por vasodilatação, permeabilidade acentuada dos capilares sanguíneos, bem como uma maior passagem de células, líquidos e substâncias químicas para os tecidos afetados.
Rede trabecular
Um fino retículo de fibras de tecido conjuntivo no olho, situado entre a câmara anterior do olho e o canal de Schlemm; tecido através do qual o humor aquoso se difunde antes de fluir para fora do olho.
Reflexão
Envio de volta dos raios luminosos que incidem sobre uma superfície.
Refração
O desvio da luz quando passa de uma substância transparente para outra substância transparente diferente.
Resistência a antibióticos
Resistência de certas bactérias a medicamentos antibióticos destinados ao tratamento de infecções provocadas por bactérias; se a concentração medicamentosa necessária à supressão ou destruição das bactérias for tão elevada que pode tornar-se perigosa para o doente, as bactérias são consideradas resistentes.
Resposta imunitária
Uma reação defensiva do sistema imunitário a substâncias invasoras que são reconhecidas pelo organismo como estranhas.
Retina
Membrana mais interior do globo ocular, que contém os fotorreceptores; converte a luz em impulsos elétricos os quais são depois analisados pelo cérebro.
Retinite CMV
Uma infecção ocular grave, causada pelo citomegalovírus (CMV), frequente em pessoas com sistema imunitário debilitado; entre os sintomas contam “mosquitos voadores”, manchas cegas, visão turva e perda da visão.
Retinite pigmentar
Degenerescência caracterizada pela perda progressiva da visão periférica e que, habitualmente, começa com o sintoma de cegueira noturna.
Retinopatia diabética
Hemorragias pontuais na retina que ocorrem num estádio avançado de uma diabetes e que, devido à lesão da mácula ou da retina, podem afetar gravemente a visão.