Pages Navigation Menu

Alta miopia e suas causas

Alta miopia e suas causas

Alta miopia é o termo usado para todos os casos de miopia superior a 6 graus. Nestes casos, os sintomas tendem a ser mais intensos, muitas vezes impedindo o paciente de ver as coisas sem óculos.

Visão turva e dificuldade em ver as coisas à distância: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esses são os principais sintomas que definem a miopia, um distúrbio refrativo extremamente comum que afeta cerca de 35% da população mundial.

A OMS estima que o número de miopia no Brasil em 2020 seja de 6 milhões, e a tendência é crescente, principalmente porque as pessoas passam cada vez mais tempo em frente às telas de tablets, computadores e celulares.

Apesar de acharmos que 6 graus já é muito alto, algumas pessoas podem ter problemas de refração maiores, chegando a 15-20 graus, o que tem um grande impacto na qualidade de vida e reduz a possibilidade de tratamento.

A dificuldade em ver imagens distantes é porque a luz que entra pelo cristalino não é refratada na retina, mas na frente dela.

 A principal causa da miopia é a hereditariedade, pois esse problema é causado por alterações físicas congênitas no formato do globo ocular (desde o nascimento). Além de ter uma córnea mais curva, o formato do globo ocular da miopia é mais delgado.

Alguns estudos também apontam o impacto de alguns hábitos diários no aumento do número de casos de miopia, como ler em ambientes mal iluminados ou ficar muito tempo olhando smartphones, tablets e telas de computador.

 

Fonte: Viva Oftalmologia.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *