Pages Navigation Menu

Cerca de 20% das crianças em idade escolar têm problemas oculares

Cerca de 20% das crianças em idade escolar têm problemas oculares

Dificuldade em ler e copiar o que o professor escreveu no quadro, queda no rendimento escolar e queixa de dores de cabeça ao final da aula são alertas importantes de que a saúde ocular infantil precisa de mais atenção.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam algum tipo de problema visual. Por isso, pais e professores devem ficar atentos aos sinais e buscarem ajuda médica o mais rápido possível.

O papel dos pais nestes casos é de observar se a criança precisa estar sempre muito próxima a celulares, computador ou TV. Se ela franziu a testa para enxergar algo de longe. Na escola os professores precisam notar se o aluno apresenta certa dificuldade no aprendizado, se há alguma mudança comportamental, como por exemplo a falta de interesse nos estudos ou se a criança está chegando cada vez mais perto da lousa, isso pode ser sinais de problema ocular.

De acordo com o especialista oftalmológico Dr. Thiago Ribeiro, as alterações visuais mais comuns nesta fase são os erros refrativos: miopia, astigmatismo e hipermetropia. “O estrabismo é, também, um problema muito comum em crianças. É importante destacar que essa doença apresenta um grande risco de danos irreversíveis à visão, se não tratada corretamente”

Para evitar esses problemas, é recomendado que a criança comece a realizar um acompanhamento oftalmológico a partir dos 5 anos de idade

Fonte: Hospital dos Olhos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *