Pages Navigation Menu

Center Laser

Como a Covid-19 afeta os olhos e o que fazer para protegê-los

Como a Covid-19 afeta os olhos e o que fazer para protegê-los

Embora o pulmão seja o principal órgão afetado pela covid-19, ela é multissistêmica, ou seja, capaz de afetar diversas partes do organismo. Em relação aos olhos, a doença está associada a conjuntivites que se parecem com as que são causadas por outros vírus já conhecidos, de acordo com a oftalmologista Lísia Aoki, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Os sintomas, portanto, incluem aumento de lacrimejamento, secreção, olhos vermelhos, desconforto e sensação de corpo estranho. “Não é diferente de qualquer outra conjuntivite do tipo viral”, descreve a médica.

“Outras manifestações oculares associadas ao coronavírus ainda não estão bem definidas”, acrescenta. A especialista explica que o uso dos óculos – sejam os usados por profissionais em ambientes hospitalares ou os convencionais, do dia a dia – ajudam a proteger contra qualquer tipo de infecção.

“No caso específico do coronavírus, a vantagem de você estar com os óculos é em relação às microgotas que são emitidas principalmente quando nós falamos”, afirma.”Mas como a príncipio todos devem usar máscaras, nós estamos protegidos dessas gotas”. completa.

Lísia destaca, porém, que utilizar os óculos de proteção é muito importante em locais onde existem pacientes infectados porque alguns procedimentos, como a intubação, facilitam a dispersão do coronavírus.

“Aí o vírus pode estar numa concentração maior no ar e a presença do óculos vai ajudar a proteger da contaminação pelas mucosas do olho”, detalha.

Os óculos de proteção fornecem maior segurança nesse contexto porque têm anteparos laterais que constituem mais uma barreira para o contágio. “Uma outra vantagem é que você não consegue tocar os olhos por causa da barreira mecânica da armação”, ressalta.

Fonte: Jornal R7

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *