Glaucoma

Glaucoma é considerado a principal causa de cegueira irreversível no mundo. O nervo óptico, estrutura que leva as imagens captadas pelos olhos até cérebro, é o principal alvo e, quando atingido, sofre uma lesão irreversível e consequente perda do campo visual. Esse dano é causado por diversos fatores, entre eles, a elevação da pressão intraocular é a principal causa.
Fatores de risco:
- Oculares: Aumento da pressão intraocular, miopia, espessura central da córnea fina, córnea plana, diâmetro axial reduzido, câmara anterior rasa e ângulo oclusível;
- Fatores sistêmicos: fenômeno de Reinauld, doenças vasculares isquemias, doenças autoimunes, hipotensão arterial sistêmica, vasculites e oclusão de carótidas;
- Medicamentosos: uso de corticoides;
- Demográficos: negros, asiáticos, esquimós e índios;
- Genéticos: história familiar positiva.
Exames para avaliação do glaucoma: tonometria, gonioscopia, campo visual, avaliação do disco óptico, retinografia e OCT de papila.
Tratamento: O tratamento tem como objetivo alcançar a pressão alvo e impedir a progressão dos danos ao nervo óptico, para isso o oftalmologista irá definir o melhor tratamento para cada caso, entre eles estão: uso de colírios antiglaucomatosos, tratamentos cirúrgicos e à laser.
Fonte: UPO Oftalmologia