Pages Navigation Menu

Mancha branca no olho: o que pode ser e quando ir ao médico?

Mancha branca no olho: o que pode ser e quando ir ao médico?

A mancha branca no olho, também chamada de leucocoria, aparece mais frequentemente na pupila e pode ser indicativa de doenças como o retinoblastoma, catarata ou distrofia da córnea, por exemplo.

As manchas brancas podem ser indicativas de doenças no fundo do olho, no cristalino ou na córnea e as principais causas do aparecimento das manchas são:

1. Retinoblastoma – O retinoblastoma é um tipo raro de câncer que pode acontecer em um ou nos dois olhos e ocorre com mais frequência em crianças. Essa doença pode ser identificada facilmente através do teste do olhinho ainda na maternidade ou na primeira consulta ao pediatra, e tem como principais sintomas dificuldade para enxergar, vermelhidão no olho e estrabismo, além da presença da mancha branca no olho.


2. Catarata – A catarata é uma doença caracterizada pela perda progressiva da visão, sendo mais comum em pessoas acima dos 60 anos, devido ao envelhecimento do cristalino do olho. No entanto, também pode acontecer logo ao nascimento, sendo denominada catarata congênita, que é caracterizada pela malformação do cristalino durante o desenvolvimento do feto, podendo atingir um ou os dois olhos.

3. Toxocaríase – A toxocaríase é uma doença infecciosa causada pela presença do parasita Toxocara sp. Esse parasita, quando atinge o olho, pode causar vermelhidão e manchas brancas na pupila, dor ou coceira no olho e diminuição da visão. A toxocaríase ocular é mais comum de acontecer em crianças que brincam no chão, areia ou na terra, pois é normalmente o habitat do Toxocara

4. Pinguécula – A pinguécula consiste numa mancha amarela esbranquiçada no olho, de forma triangular, que resulta do crescimento de um tecido composto por proteínas, gordura e cálcio, localizado na conjuntiva do olho, sendo mais comum em idosos.

5. Úlcera de córnea – A úlcera de córnea caracteriza-se por uma ferida que surge na córnea do olho e que causa inflamação, dor, sensação de corpo estranho no olho, visão embaçada e, em alguns casos, presença de uma pequena mancha esbranquiçada no olho. Geralmente, é causada por uma infecção no olho, pequenos cortes, olho seco ou contato com substâncias irritantes.

Lembrando que é sempre recomendado buscar um médico responsável para fazer uma avaliação dessas ou outras doenças relacionadas à visão.

Fonte: Tua Saúde
Imagem: unsplash.com


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *