Pages Navigation Menu

Para que serve o olho de vidro?

Para que serve o olho de vidro?

Para que serve o olho de vidro?

Formalmente, o olho de vidro é chamado de prótese de olho ou até mesmo de olho artificial. O procedimento é necessário somente em perda do olho, seja por lesão ou doenças, estando a melanoma, o glaucoma, a Uveíte e o traumatismo ocular como as principais causadoras de tal problema.

Entretanto, a lista de benefícios do procedimento para aqueles que precisam é vasta, tendo como exemplo:

– Melhorar a estética do paciente;
– Restaurar e manter a forma dos tecidos circundantes;
– Proporcionar uma sensação de bem-estar físico e mental;
– Permitir movimentos de pálpebras adequado;
– Menor incidência de ulceração;

Vale lembrar, que com o avanço da medicina e da tecnologia, o material usado para a fabricação mudou de vidro para acrílico duro e plástico. Por conta dessa mudança, foi capaz de adicionar o fator de personalização do objeto médico, sendo possível mudar cor e detalhes.

Em si, existem duas cirurgias para aplicação da prótese. A primeira, conhecida como evisceração, o especialista retira somente o globo ocular, salvaguardando os tecidos e a órbita do olho, fato que permite que, por exemplo, ainda seja possível produzir lágrimas. Já a segunda, chamada de enucleação, consiste em o especialista retirar todas as partes do globo ocular, devido a tumores intra-oculares, trauma ocular irrecuperável, inflamação grave ou dor não controlada em um olho cego, por conta da condição não poder ser tratada de qualquer outra maneira, sendo o procedimento feito apenas em último recurso.

Em síntese, a prótese de olho, popularmente conhecida como “olho de vidro”, é usada somente em casos de perda do olho por alguma enfermidade. Dentro dos principais benefícios que o procedimento traz para o paciente, destaca-se a manutenção dos movimentos das pálpebras, além da óbvia melhora na autoestima atrelada à estética.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *