Pages Navigation Menu

Center Laser

Quais preocupações o portador de diabetes deve ter com os olhos?

Quais preocupações o portador de diabetes deve ter com os olhos?

O diabetes é uma doença progressiva que não oferece grandes riscos ao paciente que mantém a doença sob controle, porém, quando isso não ocorre, a alta concentração de glicose é capaz de afetar seriamente os vasos sanguíneos do corpo, incluindo dos olhos.

Os cuidados do paciente diabético relacionados à visão devem ser redobrados, pois a taxa de açúcar no sangue em nível elevado pode provocar lesões nos vasos do olho, ocasionando a retinopatia diabética, uma doença complexa, capaz de levar à cegueira total.

  • Retinopatia diabética, o que é?

Um material é depositado nos vasos sanguíneos da retina, provocando alterações, dificultando a circulação e fazendo com que esses vasos fiquem deformados. Essa situação provoca a formação de microaneurismas, que podem causar alterações na retina.

  • Como é feito o tratamento?

O controle rigoroso do diabetes com uma dieta adequada, uso de pílulas hipoglicemiantes, insulina ou com uma combinação desses tratamentos, prescritos pelo médico endocrinologista, são a principal forma de evitar a retinopatia diabética. Quando ela já esta instalada, pode-se optar pela fotocoagulação com raio laser, prevenindo hemorragias.

 

Fonte: CBO Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *